terça-feira, 19 de novembro de 2013

Atividade 2 
Professor Tiago Falcoeiras (TIC teórica)

Escolhemos este vídeo por trabalha de forma simples e objetiva alguns encontros vocálicos. Também levamos em conta a seguinte informação segundo o site sapo.pt: “Maria de Vasconcelos recorreu ao conselho de professores e examinou a manuais escolares para se inspirar nas canções didáticas e variadas que ela compõe. Ela apresentou as primeiras canções, nas escolas das filhas para ver o impacto que causavam, depois dessa experiência decidiu então partilhá-las com mais crianças e principalmente defende que a cantar se aprende melhor, método a que ela recorreu desde os seus primeiros tempos de estudante.” O vídeo, destina-se a crianças entre os 4 e os 8 anos de idade, faz parte de um projeto que foi lançado também em livro e CD pela cantora Maria de Vasconcelos, Editora: Arthouse no Ano: 2012, idioma: Português de PORTUGAL Objetivo deste projeto é servir como ferramenta para os pais, os professores e educadores. Promete facilitar a aprendizagem de temas como: A ortografia, a tabuada, os problemas, as horas, o corpo humano, etc...estudar como se brincasse a cantar. As canções da Maria - Os ditongos a cantar Maria de Vasconcelos







Atividades Atividade 2 LPTIC teorica (TV)

domingo, 3 de novembro de 2013

Jclic- Os substantivos



Com o intuito de desenvolver algumas competências no âmbito da Língua Portuguesa especificamente na área da Morfologia que é o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. A peculiaridade da morfologia é estudar as palavras olhando para elas isoladamente e não dentro da sua participação na frase ou período.
Assim sendo, optámos por eleger como o tema para o nosso jogo, “Os substantivos ”.

O jogo foi elaborado para criança na faixa etária de 8 aos 9 que esteja concluindo o 3º ano do ensino básico do primeiro ciclo. Tem como objetivo auxiliar as crianças no aprendizado de alguns substantivos no que diz respeito, sua  flexão em Números (plural/singular), Género (feminino /masculino) e Graus (diminutivo/aumentativo) e alguns coletivos.
Bibliografia do Jogo Bibliográfia do Jogo Jclic

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Atividade 1




Reflexão

Unidade Curricular Língua Portuguesa e TIC (Teorica)
Docente: Tiago Falcoeiras 
 Reflexão sobre a integração das TIC, no processo de ensino-aprendizagem, os desafios, perigos e potencialidades da mesma



Actividade I

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Escolha do jogo educativo





Atividade: Escolha do jogo educativo

http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/

      Escolhemos este jogo “ Jogo dos 100 erros de Português” porque achamos que é um bom recurso para auxiliar no ensino da língua portuguesa, uma vez que abrangem duas importantes áreas dos estudos da língua Portuguesa uma é a sintaxe que tem como foco principal a análise estrutural dos termos que compõem as orações e os períodos, tendo em vista as relações que se estabelecem entre estes, como; sujeito e predicado / complementos verbais, complemento nominal e agente da passiva os termos / adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo. E a outra área é o da morfologia, o jogo aponta para alguns dos aspetos relativos aos substantivos, adjetivos, advérbios, pronomes, conjunções. Como estas duas áreas dos estudos da língua portuguesa, são bastante complexas e compreendem algumas regras e também exceções, que são por vezes difíceis para compreender concluímos que através deste jogo as crianças poderão compreendem melhor e aprender quando e como devem aplica-las (regras / exceções).
O jogo destina-se a criança a partir do 3º ano do ensino básio. Chegamos a esta conclusão devido a algumas particularidades do jogo.
O jogo é composto por 100 questões e está dividido em 5 níveis de dificuldade, sendo que ao iniciar o jogo o acesso ao outro nível só será alcançado de acordo com as seguintes regras: O jogador terá que alcançar uma pontuação de 60% nível 2 para avançar para o 3º nível / 70% nível 3 para avançar para 4º nível / 80% nível 4 para avançar para o 5º/ 90% nível 5 para concluir o 5º nível e para ganhar o jogo um total de 100% de acerto no nível 5. 







A escolha do jogo educativo

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O que é um blogue

Um blogue é uma página na web no qual as pessoas têm um espaço para atribuir informações atualizando-o sempre que possível, através de "Posts" que pode ser constituídos por imagens ou textos na maioria das vezes de pequenas dimensões.
Os blogue podem ou não incluir links para sites de interesses ou comentários. Geralmente as atualizações são apresentadas de formas cronológicas, sendo que as modificações mais recentes normalmente aparecem primeiro. Os blogues podem ser pessoais ou coletivos e estarem abertos a todos ou afetos a uma comunidade fechada, a qual discute temas específicos de interesse para esse grupo ou turma.

Alguns contributos para a sistematização da utilização dos blogues em contextos educacionais

Com os novos meios tecnológicos, os sistemas de comunicação evoluem com extrema rapidez e todos quer seja criança, jovem ou adultos já fazem ou logo farão uso delas. O blogue faz parte deste sistema de comunicação e através do blogue há possibilidades de aprendizagens colaborativas dentro e fora dos muros da escola. Gomes (2005) salienta que o blogue pode ser usado como espaço de intercâmbio e colaboração entre escolas, como espaço de debate e role-playing (desempenho de papéis) e como espaço de integração, quer de alunos de diferentes culturas ou nacionalidades na escola, quer de alunos com problemas de saúde que os impeçam de se deslocarem à escola, sentindo-se deste modo mais próximos dos colegas.

Gomes, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In Atas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05. Leiria,: Escola Superior de educação de Leiria 


Carvalho, A. A., Moura, A., Pereira, L., & Cruz, S. (2006). Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino. Obtido de Repositório da Universidade do Minho: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5915/1/3018.pdf

.