quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Atividade 1




Reflexão

Unidade Curricular Língua Portuguesa e TIC (Teorica)
Docente: Tiago Falcoeiras 
 Reflexão sobre a integração das TIC, no processo de ensino-aprendizagem, os desafios, perigos e potencialidades da mesma



Actividade I

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Escolha do jogo educativo





Atividade: Escolha do jogo educativo

http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/

      Escolhemos este jogo “ Jogo dos 100 erros de Português” porque achamos que é um bom recurso para auxiliar no ensino da língua portuguesa, uma vez que abrangem duas importantes áreas dos estudos da língua Portuguesa uma é a sintaxe que tem como foco principal a análise estrutural dos termos que compõem as orações e os períodos, tendo em vista as relações que se estabelecem entre estes, como; sujeito e predicado / complementos verbais, complemento nominal e agente da passiva os termos / adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo. E a outra área é o da morfologia, o jogo aponta para alguns dos aspetos relativos aos substantivos, adjetivos, advérbios, pronomes, conjunções. Como estas duas áreas dos estudos da língua portuguesa, são bastante complexas e compreendem algumas regras e também exceções, que são por vezes difíceis para compreender concluímos que através deste jogo as crianças poderão compreendem melhor e aprender quando e como devem aplica-las (regras / exceções).
O jogo destina-se a criança a partir do 3º ano do ensino básio. Chegamos a esta conclusão devido a algumas particularidades do jogo.
O jogo é composto por 100 questões e está dividido em 5 níveis de dificuldade, sendo que ao iniciar o jogo o acesso ao outro nível só será alcançado de acordo com as seguintes regras: O jogador terá que alcançar uma pontuação de 60% nível 2 para avançar para o 3º nível / 70% nível 3 para avançar para 4º nível / 80% nível 4 para avançar para o 5º/ 90% nível 5 para concluir o 5º nível e para ganhar o jogo um total de 100% de acerto no nível 5. 







A escolha do jogo educativo